terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Il bene più segreto sfugge all' uomo che non guarda avanti mai


Outro dia me perguntei por que. Por que as pessoas são assim? Por que elas insistem em machucar quem simplesmente quer ajudar? Ou pior, por que elas insistem em se auto-destruir, sem perceber que existe outro alguém ali que estende a mão para ajudar? Por quê?

Não me entenda mal. Não sou moralista. Vivo na filosofia do cada um faz o que quer, mas como diria Clarice: sou um coração batendo no mundo. E ainda poderia acrescentar: e estou aqui para andar de mãos dadas com os outros, para crescer junto. Quase uma evolução por cooperação proposta pela S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L Lynn Margulis.

Sei que não deveria me chocar. É da natureza humana não enxergar aquilo que nos faz mal. Mas ainda sim me pergunto por que. Por que ainda somos assim?

É tão errado assim acreditar que o lado bom das pessoas vai se sobressair? É tão errado assim esperar que as pessoas não se acomodem na auto-sabotagem? Alguns me chamam de INOCENTE, CEGA, e até mesmo IDIOTA. Mas espero, realmente, que eu continue assim: chocando-me com as diferenças, defeitos e dificuldades, porque assim eu não me acomodo e não me conformo com essa tal realidade. Mas mais ainda, espero que eu possa enxergar sem julgar. Apenas caminhar, lado a lado, aprender e ensinar...


"Amar os outros é a única solução individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e as vezes receber amor em troca..." Clarice Lispector

Nenhum comentário:

Postar um comentário